segunda-feira, 25 de maio de 2009

PLATÃO (PARA O 1° E.M)

PLATÃO (428? 348 a. C)


"O desprezo à razão conduz a valorização das paixões pessoais, a agressividade e imprudência resultam a uma ação violenta contra o próximo".




O MELHOR DOS DOIS MUNDOS.



Há, segundo Platão, um mundo perfeito, imaterial, imutável e eterno, distinto do mundo sensível, denominado de mundo das ideias. O mundo sensivel, percebido pelos nossos sentidos, é um constante fluxo, se alterando sempre, marcado pela mutabilidade, corruptibilidade, mortalidade, imperfeitabilidade.





O HOMEM: CORPO E ALMA




A alma, era considerada por Platão, a parte mais importante, esta parte dos seres humanos humanos faz parte do mundo das ideias, e estando lá desde sempre conhece bem as ideias perfeitas e imutáveis dos mundo das ideias. Porém, quando a alma encarna o corpo cai no esquecimento, dessa forma, o processo de aprendizado do homem se da pela recordação, ou seja, a medida que o ser humano apreende as coisas do mundo sensível (que é cópia do mundo das ideias) ela vai recordando-se de tudo.

CULTURA E ANTROPOLOGIA

ANTROPO: homem.
LOGIA: Estudo (derivado de logos que significa razão, lógica).A antropologia estuda os seres humanos na condição de seres culturais. Em que momento e de que maneira os seres humanos instituem sua diferença em relação a natureza, fazendo surgir a cultura?

Séc. VIII: os seres humanos se distinguem da natureza pela linguagem, pelo pensamento, pelo trabalho e pela ação voluntária livre.

Séc. XX: os antropólogos definem também o tipo de ação praticada pelo homem e quais as decisões que o levaram a realidade efetiva da cultura. A conclusão que estes estudiosos chegaram é a de que os seres humanos se distinguem da natureza pela criação de um universo simbólico.
O primeiro símbolo é a LEI DA PROIBIÇÃO DO INCESTO (proibição da união sexual entre parentes consaguíneos, afins ou adotivos). Lei que dá início a sexualidade propriamente humana, instituindo a ideia de PROÍBIDO e PERMITIDO na expressão do desejo.Outra lei é a do CRU e do COZIDO, que também não poderia ser transgredida, acreditava-se que a transgressão dessa regra levaria a ruína do indivíduo e da comunidade.São essas as duas primeiras leis que estruturam o mundo humano, a apartir da oposição entre o PURO (permitido) e o IMPURO (proíbido). Oposição que não existe na natureza.SEXUALIDADE E CULINÁRIA INTRODUZEM A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA VIDA HUMANA.

CULTURA COMO ORDEM SIMBÓLICA

A instituição da cultura se deu no momento em que os seres humanos instituiram para si mesmos REGRAS e NORMAS de conduta que asseguravam a preservação da comunidade. Se que se estas nao fossem obedecidas o indivíduo poderia ser punido (que poderia ir de um castigo ou expulsão, até a morte).

O QUE É UMA LEI? É um mandamento social que organiza toda a vida dos indivíduos e da comunidade, tanto porque determina o modo estabelecido pelos costumes e de sua transmissão de geração para geração como porque preside as ações que criam as instituições sociais (religião, família, formas de trabalho, guerra e paz, distribuição das tarefas, formas de poder, etc.). A lei não é simples proibição para certas coisas e obrigações para outras, mas é a afirmação de que os humanos são capazes de criar uma ordem de existência que não é simplesmente natural (fisíca e biológica). Essa ordem é a ORDEM SIMBÓLICA.

ORDEM SIMBÓLICA: sentido que está além da presença material. Campacidade de atribuir significados e valores às coisas e aos homens, distinguindo entre bem e mal, verdade e falsidade, beleza e feiúra, determinando se uma coisa ou uma ação é justa ou injusta, legítima ou ilegítima, possível ou impossível. É a dimensão simbólica que dá a ideia de proibição do incesto e do cru.

É a linguagem e o trabalho que dão consciência aos seres humanos do tempo e das diferenças temporais (passado, presente e futuro).
A consciência da morte, traz o sentido de próximo e distante, de alto e baixo, de grande e pequeno, de vísivel e invísivel.

TRÊS SENTIDOS ESSÊNCIAS DA CULTURA

1. Criação da ordem simbólica da lei: sistemas de obrigações estabelecidos a partir da atribuição de valores às coisas (boas, más, perigosas, sagradas e diabólicas). Os seres humanos e suas relações (diferenças sexuais, significado da virgindade, fertilidade e virilidade, diferença etária e forma de tratamento das crianças, dos mais velhos e mais jovens, formas de tratamento dos amigos e inimigos, formas de autoridade e formas de relação com o poder). Acontecimentos (significado da guerra, da peste, da fome, do nascimento e da morte, obrigação de enterrar os mortos, etc).
2. Criação de uma ordem simbólica da sexualidade, do trabalho, da linguagem, do espaço, do tempo, do sagrado e do profano, do vísivel e do invísivel. Os símbolos surgem para interpretar a realidade, dando sentido a presença do humano no mundo.
3. Conjunto de práticas, comportamentos, ações e instituições pelas quais os seres humanos se relacionam entre si e com a natureza e dela se distinguem, agindo sobre ela ou através dela, modificando-as (rituais de trabalho, rituais religiosos, construção de habitações, fabricação de utensílios e instrumentos, culinária, tecelagem, vestuário, formas de guerra e paz, formas de autoridade, dança, música, pintura, etc.).

Os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo, assim, cultura existe no plural, culturas.
Cultura também é sinônimo de criação de obras da sensibilidade e da imaginação_ as obras de arte_ e de criação de obras da inteligencia e da reflexão, isto é, ciência e filosofia.

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