quarta-feira, 4 de março de 2009

03/02 - Útil ou inútil?

FILOSOFIA: ÚTIL OU INÚTIL?

O que é uma coisa inútil?

- dicionário: 1. Não útil, sem préstimo. 2. Desnecessário, escusado. 3. Baldado, vão, estéril. 4. Pessoa inútil. (pl. inúteis).
O que é uma coisa útil?
- senso comum: aquilo que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e ações, identificando sua possível utilidade, como na famosa expressão “levar vantagem em tudo”. Não poderíamos, porém, definir o útil de uma outra maneira?

- Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade pratica muito visível e de utilidade imediata, de modo que quando se pergunta “Para quê?”, o que se quer saber é: “Qual a utilidade?”, “Para que serve isso?”, “Que uso proveitoso ou vantajoso posso fazer disso?”.

Qual é, então, a utilidade da filosofia?

“A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo é tal e qual”, ou seja, sem utilidade. Assim é chamado de filosofo, a pessoa que vive com a cabeça no mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são completamente inúteis.
- Qual a utilidade das ciências?
- Qual a utilidade da matemática?
- Qual a utilidade da física?
- Qual a utilidade da literatura, da dança, da musica?
Podemos ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação dos conhecimentos científicos para criar instrumentos de uso, desde o cronômetro, o telescópio e o microscópio até a luz elétrica, a geladeira, o automóvel, o avião, a máquina de lavar roupa ou louça, o telefone, o rádio, a televisão, o cinema, a máquina de raio X, o computador, os objetos de plástico, etc.
As ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, obtidos graças a procedimentos rigorosos de pensamento; pretendem agir sobre a realidade, por meio de instrumentos e objetos técnicos; pretendem fazer progressos nos conhecimentos, corrigindo-os e aumentando-os.

O que filosofia pode ter a ver com isso?

-Verdade, pensamento racional, procedimento especiais para conhecer fatos, aplicação pratica de conhecimentos teóricos, correção e acumulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências não são científicos, são filosóficos e dependem de questões já respondidas, mas é a filosofia quem as formula e busca respostas para elas. (Teoria do conhecimento e Filosofia da Ciência).
Alem disso:
-A filosofia, busca um questionamento sobre: O que é o ser humano? O que é a vontade? O que é a paixão? O que é a razão? O que é o vicio? O que é a virtude? O que é a liberdade? Como nos tornamos livres, racionais e virtuosos? Porque a liberdade e a virtude são valores para os seres humanos? O que é um valor? Porque avaliamos os sentimentos e as ações humanas? (Ética e Moral).

A ORIGEM DA FILOSOFIA A PALAVRA FILOSOFIA.

A palavra filosofia é grega. É composta de duas outras: philo e sophía. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philía, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophía quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio.
Filosofia significa portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo: o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no séc. V a.C.) a invenção da palavra “filosofia”. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Para Pitágoras, o filosofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros, e não é um “competidor intelectual”, mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém (para ser comerciada) nem é um premio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos pra vê-la e a coragem para buscá-la.
A Filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelados por divindades e alguns escolhidos, mas que, ao contrario, podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos. Esses pensadores descobriram também que a linguagem respeita as exigências do pensamento e que, por esse mesmo motivo, os conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos.

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos for útil, se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil, se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da historia for útil, se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil, se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e das suas ações numa pratica que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instruções:
1- Poste o comentário até a data limite, para ser avaliado pela professora.
2- Após a avaliação ele será publicado.
3- Informe Nome, Número e Série.

Quem sou eu

Minha foto
Ilhabela, São Paulo, Brazil
Todos os Professores