quarta-feira, 11 de março de 2009

18/02 - Culto, Inculto e Cultura.

_ O que é uma pessoa culta?
_ O que é uma pessoa inculta?
_ O que é cultura? Quais os sentidos desta palavra.

Ex: (1) Pedro é muito culto, conhece varias línguas, entende de arte e literatura.
(2) Imagine! É claro que o Luiz não pode ocupar o cargo que pleiteia. Não tem cultura nenhuma. É semi-analfabeto.
Neste dois casos, culto é aquele que possui certos conhecimentos sobre: língas, artes, literatura, é alfabetizado, etc.

Ex: (3) Ouvi uma conferencia que criticava a cultura de massa, mas me parece que a conferencista defendia a cultura de elite. Por isso, nao concordei inteiramente com ela.
Nesta frase aparece o conceito de cultura de massa, nos dando a ideia de que em uma mesma coletividade pode haver dois tipos de cultura: a de massa e a de elite.

Ex: (4) O livro do Silva sobre os Guaranis é bem interessante. Aprendi que o modo como entendem a religião e a guerra é muito diferente do nosso.
Neste ultimo exemplo, quando se trata de falar sobre a cultura de determinado povo, percebemos que o conceito não tem nada a ver com a ideia de posse de conhecimento, ou divisao de cultura em classes sociais, mas é algo que se refere às relações de um povo, no caso religião e guerra.

O que queremos dizer quando afirmamos que os seres humanos sao seres culturais, visto que a palavra cultura possui muitos sentidos, alguns deles contraditórios entre si?

2 comentários:

  1. afirmamos dizendo isso que os seres humanos são seres muito ricos em argumentos, sabedoria, tambem podemos entender por seres culturais como pessoas que interagem sim muito com outros individous da mesma especie e de outras também...

    ResponderExcluir
  2. Queremos dizer que os seres humanos sao seres culturais pois possuem diferentes tipos de conhecimentos, e a cada dia, alguma coisa é adicionada a cultura dos homens.

    Victoria de Alice , 3 e.m. #8

    ResponderExcluir

Instruções:
1- Poste o comentário até a data limite, para ser avaliado pela professora.
2- Após a avaliação ele será publicado.
3- Informe Nome, Número e Série.

Quem sou eu

Minha foto
Ilhabela, São Paulo, Brazil
Todos os Professores