segunda-feira, 25 de maio de 2009

CULTURA E ANTROPOLOGIA

ANTROPO: homem.
LOGIA: Estudo (derivado de logos que significa razão, lógica).A antropologia estuda os seres humanos na condição de seres culturais. Em que momento e de que maneira os seres humanos instituem sua diferença em relação a natureza, fazendo surgir a cultura?

Séc. VIII: os seres humanos se distinguem da natureza pela linguagem, pelo pensamento, pelo trabalho e pela ação voluntária livre.

Séc. XX: os antropólogos definem também o tipo de ação praticada pelo homem e quais as decisões que o levaram a realidade efetiva da cultura. A conclusão que estes estudiosos chegaram é a de que os seres humanos se distinguem da natureza pela criação de um universo simbólico.
O primeiro símbolo é a LEI DA PROIBIÇÃO DO INCESTO (proibição da união sexual entre parentes consaguíneos, afins ou adotivos). Lei que dá início a sexualidade propriamente humana, instituindo a ideia de PROÍBIDO e PERMITIDO na expressão do desejo.Outra lei é a do CRU e do COZIDO, que também não poderia ser transgredida, acreditava-se que a transgressão dessa regra levaria a ruína do indivíduo e da comunidade.São essas as duas primeiras leis que estruturam o mundo humano, a apartir da oposição entre o PURO (permitido) e o IMPURO (proíbido). Oposição que não existe na natureza.SEXUALIDADE E CULINÁRIA INTRODUZEM A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA VIDA HUMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instruções:
1- Poste o comentário até a data limite, para ser avaliado pela professora.
2- Após a avaliação ele será publicado.
3- Informe Nome, Número e Série.

Quem sou eu

Minha foto
Ilhabela, São Paulo, Brazil
Todos os Professores