ANTROPO: homem.
LOGIA: Estudo (derivado de logos que significa razão, lógica).A antropologia estuda os seres humanos na condição de seres culturais. Em que momento e de que maneira os seres humanos instituem sua diferença em relação a natureza, fazendo surgir a cultura?
Séc. VIII: os seres humanos se distinguem da natureza pela linguagem, pelo pensamento, pelo trabalho e pela ação voluntária livre.
Séc. XX: os antropólogos definem também o tipo de ação praticada pelo homem e quais as decisões que o levaram a realidade efetiva da cultura. A conclusão que estes estudiosos chegaram é a de que os seres humanos se distinguem da natureza pela criação de um universo simbólico.
O primeiro símbolo é a LEI DA PROIBIÇÃO DO INCESTO (proibição da união sexual entre parentes consaguíneos, afins ou adotivos). Lei que dá início a sexualidade propriamente humana, instituindo a ideia de PROÍBIDO e PERMITIDO na expressão do desejo.Outra lei é a do CRU e do COZIDO, que também não poderia ser transgredida, acreditava-se que a transgressão dessa regra levaria a ruína do indivíduo e da comunidade.São essas as duas primeiras leis que estruturam o mundo humano, a apartir da oposição entre o PURO (permitido) e o IMPURO (proíbido). Oposição que não existe na natureza.SEXUALIDADE E CULINÁRIA INTRODUZEM A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA VIDA HUMANA.
LOGIA: Estudo (derivado de logos que significa razão, lógica).A antropologia estuda os seres humanos na condição de seres culturais. Em que momento e de que maneira os seres humanos instituem sua diferença em relação a natureza, fazendo surgir a cultura?
Séc. VIII: os seres humanos se distinguem da natureza pela linguagem, pelo pensamento, pelo trabalho e pela ação voluntária livre.
Séc. XX: os antropólogos definem também o tipo de ação praticada pelo homem e quais as decisões que o levaram a realidade efetiva da cultura. A conclusão que estes estudiosos chegaram é a de que os seres humanos se distinguem da natureza pela criação de um universo simbólico.
O primeiro símbolo é a LEI DA PROIBIÇÃO DO INCESTO (proibição da união sexual entre parentes consaguíneos, afins ou adotivos). Lei que dá início a sexualidade propriamente humana, instituindo a ideia de PROÍBIDO e PERMITIDO na expressão do desejo.Outra lei é a do CRU e do COZIDO, que também não poderia ser transgredida, acreditava-se que a transgressão dessa regra levaria a ruína do indivíduo e da comunidade.São essas as duas primeiras leis que estruturam o mundo humano, a apartir da oposição entre o PURO (permitido) e o IMPURO (proíbido). Oposição que não existe na natureza.SEXUALIDADE E CULINÁRIA INTRODUZEM A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA VIDA HUMANA.
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